Acessos mensais
19
Notícias public.
8

Invasão do bem: Wolbitos chegam aos bairros de Balneário Camboriú para frear arboviroses

A operação de soltura dos mosquitos Aedes aegypti infectados com bactérias Wolbachia foi lançada nesta quarta-feira (27) em Balneário Camboriú, marcando uma nova etapa no enfrentamento das doenças transmitidas pelo vetor, como dengue, zika e chikungunya. A atividade iniciou no início da manhã nos bairros Nações e Ariribá, e está programada para se estender ao longo de 26 semanas, período em que também serão contemplados os bairros Municípios e Centro, dentro das rotas estabelecidas que vão até a Rua 2500.

Conforme informações da Vigilância Ambiental, a liberação dos chamados Wolbitos ocorrerá às terças e quintas-feiras, sempre nas primeiras horas do dia. Um veículo devidamente identificado com os emblemas da Secretaria da Saúde e da Wolbito Brasil irá percorrer as áreas designadas, soltando os mosquitos através das janelas do automóvel.

O método adotado consiste em introduzir a bactéria Wolbachia nos mosquitos Aedes aegypti. Essa bactéria, naturalmente presente em cerca de 60% dos insetos, atua como barreira biológica, impedindo que os vírus da dengue, zika e chikungunya se desenvolvam dentro do mosquito, reduzindo drasticamente sua capacidade de transmissão dessas doenças.

A produção dos Wolbitos liberados na cidade foi realizada na biofábrica de Joinville, município que utiliza essa tecnologia desde o ano passado e já registrou quedas significativas nos índices de arboviroses. Todo o processo é respaldado por recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é executado mediante parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Ministério da Saúde e a Wolbito do Brasil — empresa que detém a maior estrutura mundial voltada à fabricação deste tipo de mosquito modificado.

Compartilhe este arquivo: